Sobre a Faculdade Professor Daltro

Sobre nós

A Faculdade Professor Daltro faz parte do Rede Daltro Educacional, que há mais de 70 anos oferece uma educação de qualidade, da educação infantil ao ensino médio.

Agora, com o desafio de atuar também no ensino superior, com cursos de graduação e pós-graduação, a missão da Faculdade Professor Daltro é de formar cidadãos conscientes e ativos, valorizando a cidadania, comprometidos com a sociedade, buscando sempre melhorá-la através de ações e posturas éticas.

A filosofia de seus cursos será a de estimular a produção intelectual, cultural, o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo e, principalmente, estar em estreita sintonia com o setor produtivo do Estado do Rio de Janeiro.

Nascido em Salvador, Bahia, e um dos doze filhos de D. Maria Daltro e Sr. José da Silva, o Professor Daltro veio ao mundo para educar.

Aos 9 anos de idade no ginásio, percebeu sua facilidade de ensinar ao ajudar os colegas de turma em troca de parte da merenda. Aos treze, iniciou sua primeira “escola", no quintal de sua casa, onde alfabetizava caminhoneiros e empregadas domésticas do próprio bairro, na parte da tarde. Dos quatorze aos dezesseis anos de idade, fez cursos de mecânica industrial, rádio, taquigrafia, desenho, inglês, francês, alemão e espanhol, por correspondência, se tornando poliglota e já evidenciando a sua determinação que, mais tarde, o levaria a constituir o seu colégio no Rio de Janeiro.

Ainda jovem, no exército, prestou concurso para a Escola de Sargentos, sendo aprovado com louvor. Além dele, apenas outro candidato obteve êxito. Nesta época, montou seu primeiro curso no Rio de Janeiro, onde preparava soldados para o concurso para a Escola de Sargentos e, comprovando a eficiência do seu método, esses soldados sempre se posicionavam entre os primeiros colocados.

E assim, o Professor Daltro montou diversos cursos preparatórios e aprovou milhares de alunos no Exército, Marinha e Aeronáutica, dentre outros concursos. Sua filosofia era preparar (e aprovar) seus alunos para qualquer concurso e, principalmente, para a vida.

Na sua visão, em uma instituição de ensino, o educando e o educador devem encarar a vida como aprendizes constantes no processo educativo. “Nosso professor aprende ao ensinar e o aluno ensina ao aprender."

Aliando tradição à modernização, através de constante investimento nos métodos e tecnologias mais atuais, a filha, Teresa Daltro e os netos do Professor Daltro, se preocupam em garantir excelência na educação e melhores condições de ensino.